Como fotografar um eclipse solar sem danificar câmera?
O maravilhoso fenômeno astronômico conhecido como Eclipse solar não ocorre com tanta frequência. Por essa razão, muitas pessoas gostariam de poder registrar esse momento em suas câmeras digitais. Mas será que a exposição direta ao sol significa um perigo para nossas máquinas fotográficas?
Nesse sentido, esse artigo desvendará todos os mistérios por trás de como tirar a melhor fotografia de um eclipse solar e lunar. Decerto, poder experimentar um eclipse solar ao vivo consiste em uma experiência única que as vezes só se vive uma vez na vida. Isso porque um eclipse total do sol bloqueia a luz solar em pleno dia.
O que é um eclipse?
De acordo com a física a gravidade determina o movimento elíptico dos corpos celestiais do nosso sistema solar. Desse modo a trajetória dos planetas percorrem um caminho predeterminado em um espaço de tempo singular. Mas isso não ignora o fato de que no decorrer dessa trajetória celestial alguns desses corpos celestes não se interponham em seus caminhos.
Desse modo, um eclipse solar poderia ser definido como a interpolação de corpos celestes em relação ao sol. Logo, a lua, o satélite natural da terra, consiste na grande protagonista desse fenômeno. Em outras palavras, quando a trajetória da lua coincide com a do sol, podemos observar um dos fenômenos astronômicos mais raros visto da terra.
Estar bem preparado e informado
Para poder capturar e eternizar esse fenômeno com uma câmera fotográfica é importante seguir algumas indicações cruciais. Em primeiro lugar, anotar todas as informações disponíveis sobre o evento astronômico. Ou seja, isso inclui o melhor lugar, a hora exata do evento e a trajetória da lua em relação ao sol. Em suma, todas essas informações são fáceis de obter através da página da NASA, mas também em aplicativos dedicados a observação astronômicas.
Logo em relação ao equipamento necessário para poder executar uma foto digna de postagem no instagram não precisa ser feita com a câmera mais cara do mercado. Porém, quanto melhor o equipamento, mais fácil e cômodo será tirar incríveis fotos do Eclipse solar 2020.
Segurança em primeiro lugar
As retinas dos nossos olhos são estruturas complexas com muitos receptores de luz. Por isso devemos ser conscientes de como utilizá-la para não danificar tais estruturas. Nesse sentido devemos lembrar que é importante tomar precauções especiais para evitar possíveis danos à visão.
Desse modo, a primeira e mais importante coisa consiste em nunca olhar para o sol a olho nu, muito menos em um fenômeno desse tipo. Por esse motivo, a NASA criou um documento com instruções para ver eclipses com segurança.
Seja criativo
Você sabia que as grandes invenções da humanidade surgiram depois de grandes insights criativos? Desse modo, uma simples ideia pode promover grandes obras-primas. Assim sendo, a fotografia não serve apenas para registrar eventos, ela também configura uma oportunidade para ser criativo. Portanto, você poderá além de tirar uma foto, capturar um momento que não se repetirá por muito tempo, como um eclipse solar.
Certamente haverá muitas fotos do Sol eclipsado pela lua, embora sejam imagens impressionantes, ainda assim é possível desenvolver grandes projetos com uma foto. Logo, use e abuse da sua criatividade para poder contar também a sua história.