Analista de dados: o presente e o futuro das empresas
O constante progresso e evolução das novas tecnologias impulsionou a criação de novos postos de trabalho. Desse modo, entender o Big Data serve como uma maneira de otimizar o serviço oferecido pelas empresas. Como também na hora de oferecer serviços e produtos uteis para cada público consumidor em questão.
Por essa razão, o profissional que quer se dedicar a essa área terá que ser capacitado em matérias, como programação e matemática. Ainda assim, graças ao enorme potencial que tem os dados para uma empresa, os profissionais analistas de dados são bem valorizados no mercado laboral. Por isso, neste artigo vamos entender melhor o que é a ciência de dados e como a inteligência artificial e os analistas de como nos relacionamos com a tecnologia.
O que faz um analista de dados?
Um cientista de dados é um profissional dedicado exclusivamente a analisar e interpretar grandes bases de dados. Por esse motivo, no mercado laboral dos últimos anos esse consiste em um dos postos de trabalho mais concorridos e bem pagados.
Nesse sentido, o papel do analista de dados será de interpretar os dados para estabelecer estratégias úteis dentro de uma empresa. Por isso é fundamental saber como extrair esses dados ao mesmo tempo que analisá-lo de forma funcional.
Porém, é imprescindível entender que os Bid Data Analyst trabalham com um grande volume de dados, que sozinhos não dizem nada. Desse modo o papel desse profissional se resume em ordená-los para que tenham um sentido prático na hora de elaborar estratégias e ações para a empresa.
As principais funções de um analista de dados
A tendência para o futuro das empresas que querem seguir se desenvolvendo consiste em estar presente também de forma digital. Por isso, cada vez mais o volume de dados gerado pelos usuários é maior e de extrema importância. Assim, o analista de dados será responsável por interpretar essa enorme quantidade de informações com o intuito de gerar resultados úteis para a corporação.
Finalmente, as principais funções de um analista se dividem em: extrair, processar e agrupar os dados, analisar tais agrupações e gerar relatórios a partir dessas análises. Por isso, um analista precisa desenvolver todas as suas competências matemáticas, principalmente as relacionadas a probabilidade e estatística. Como também na parte de informática, desde programação com o auxílio de ferramentas Python e outras noções relacionadas.
Além do mais um analista de dados atuará em praticamente todos os setores da empresa, otimizando todas as funções que julgar necessárias. Ou seja, esse profissional também deverá estar preparado para apresentar seus resultados em qualquer setor. Em suma, ele precisa saber se comunicar de acordo com a demanda de cada relatório, visto que nem todos os seus resultados serão direcionados a cientistas de dados.
Qual curso deveríamos fazer para trabalhar como uma analista?
Decerto já sabemos que o auge da profissão surgiu com a necessidade das empresas de entenderem os dados produzidos pelos seus usuários consumidores. Logo, surgiram algumas profissões que até então não existiam, justamente para suprir uma necessidade do novo modelo de mercado digital.
Portanto, embora é fundamental que o profissional tenha aptidão para trabalhar com matemática e também conhecimento de informática, existem diversas formas de estudar para ser um analista de dados. Em outras palavras as formações vão desde cursos de mestrado, pós-graduação e cursos específicos. Embora em todos ele é imprescindível proporcionar uma formação prática atualizada e que enfoque nos novos desafios com uma metodologia voltada para o mercado de trabalho.